Transparência Pública

Perguntas Frequentes

1. Quem é a Gás do Pará?

R: A Companhia de Gás do Pará – Gás do Pará foi criada por meio da Lei Estadual nº 6.878, de 29 de junho de 2006. É uma empresa de capital misto que tem por objeto social a exploração, distribuição e comercialização de gás natural canalizado, e de outras origens, por vias terrestres e fluviais. Além de desenvolver atividades correlatas necessárias à distribuição do gás em todo o segmento consumidor para a geração termelétrica ou outras finalidades possibilitadas pelos avanços tecnológicos.

2. O que é o Gás Natural?

R: O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais. Versátil, pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.

3. Quais são as principais características do Gás Natural?

R: É uma energia de origem fóssil ou renovável (biometano), mistura de hidrocarbonetos leves entre os quais se destaca o metano (CH4), que se localiza no subsolo da terra procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos ou através da decomposição de resíduos animais ou vegetais.

Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar. O gás natural não tem cheiro, é odorizado para que seja percebido em caso de vazamentos. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.

4. Quais são as vantagens do Gás Natural?

R: Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Menor custo de manuseio de combustível. Elevado rendimento energético. Custo bastante competitivo com outras alternativas. Diminuição da poluição urbana.

5. Existe possibilidade de contaminação ou adulteração do Gás Natural?

R: Por ser distribuído por tubulação de alta pressão desde seu ponto de extração, não existe qualquer contato com o combustível, eliminando possibilidades de contaminação ou adulteração, assegurando sua qualidade.

6. Como posso passar a utilizar o Gás Natural?

R: Para utilizar o Gás Natural, a rede de distribuição interna deve estar de acordo com as normas da ABNT. Caso esteja dentro das normas e após uma vistoria técnica, provavelmente nenhuma grande alteração seja necessária. Quanto aos equipamentos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), os queimadores dos mesmos deverão sofrer uma pequena adaptação.

Além do GLP, o GN pode substituir o óleo diesel, o óleo combustível, a lenha, o carvão e a eletricidade. Principais aplicações:

- Equipamentos de cozinha: fogões, chapas, fornos, fritadeiras, etc;

- Aquecimento de água: aquecedores de passagem, caldeiras, broilers, etc;

- Climatização de ambientes: lareiras, chillers (sistemas de ar condicionado);

- Geração de Energia Elétrica: moto geradores a gás natural;

- Combustível para Veículos.

7. Os carros movidos a GNV são seguros?

R: Totalmente seguros. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620° C. O álcool se inflama a 200° C.

Em hipótese alguma, os veículos movidos a GNV podem ser confundidos com aqueles que circulavam, clandestinamente, com botijões de gás de cozinha.

8. O Gás Natural é igual ao gás de botijão?

R: Não. Suas características são muito diferentes do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de botijão, cujo uso como combustível em veículos automotores é proibido).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento descrito em nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Estou de acordo