Fique por Dentro

Companhia Gás do Pará já está pronta para receber e distribuir gás natural

A Companhia de Gás do Pará apresentou nesta segunda-feira (2) as instalações da primeira rede de distribuição de gás natural do Estado, no município de Barcarena, nordeste paraense. Gestores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conheceram as instalações e os benefícios que o gás natural trará para Barcarena e todo o território paraense.

“Estamos apresentando as instalações prontas para as secretarias. O próximo passo agora é a chegada do gás natural da New Fortness Energy (NFE), vindo de navio, que será condicionado pela Companhia Gás do Pará, e em seguida distribuído para o consumidor final”, explicou o presidente da Companhia de Gás do Pará, Flexa Ribeiro.

Barcarena sedia as instalações, que já estão preparadas para o funcionamento. O governo do Estado, por meio da Gás do Pará, em um primeiro momento vai distribuir gás para empresas e indústrias locais. Na fase seguinte, também será ofertado gás natural comercial e residencial, canalizado e para veículos - GNV (gás natural veicular).

Diferencial - Representantes da Sedeme e Arcon, órgãos responsáveis pela fiscalização e regulação da futura distribuição do gás pela Companhia, aprovaram as instalações. “Temos o que é de mais moderno e que está despontando no mundo de matriz energética. Isso, com certeza, fará a diferença na conta de luz do paraense no futuro”, disse Paulo Bengtson, titular da Sedeme.

O diretor da Arcon, Eurípedes Reis, também ressaltou os benefícios. “Vai trazer menos poluentes, economia, energia renovável e atrativos para o Estado. A Arcon, como agência reguladora, atua em vários modais, inclusive no de energia, e irá controlar o serviço”, informou o gestor.

A importância do apoio jurídico foi ressaltada pelo procurador-geral do Estado, Ricardo Seffer. “Vamos dar todo o embasamento jurídico para este mercado, trabalhando em alterações e alternativas legislativas que irão regulamentar e trazer as regras para este mercado se desenvolver, em benefício da sociedade paraense”, frisou.

Atribuições - A Companhia Gás do Pará é uma distribuidora que receberá o gás natural da New Fortness Energy, fará o beneficiamento e distribuirá pelos gasodutos. Também será responsável pela distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo ainda explorar outras formas de distribuição de gás natural ou manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos e de geração termelétrica.

A introdução do gás natural na matriz energética do Pará fomentará a competitividade e verticalização da indústria local, atraindo novos empreendimentos industriais a partir da utilização de um combustível mais barato pela frota veicular, no transporte público e em veículos da administração pública.

A Companhia vai proporcionar, em uma etapa posterior, uma alternativa energética com custo competitivo para os segmentos comercial e residencial.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento descrito em nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Estou de acordo